BOMBOLOM.COM

(samba) Instalação e Configuração de um servidor Samba (2/6)

[ Introdução| Instalação| Configuração| Shares| Utilizadores| Windows]

Neste artigo vamos proceder à instalação do software no servidor.

Instalação

Usando o Debian a instalação corre da forma seguinte.

# apt-get install samba smbc smbclient samba-doc

O script de instalação destes pacotes vai-nos apresentar as telas seguintes. Notar que não nos vamos preocupar muito com as opções aqui escolhidas, já que vamos construir de raíz o ficheiro de configuração do Samba /etc/samba/smb.conf. Diálogo de Instalação Samba

Escolher o nome do domínio que o servidor vai suportar.

Diálogo de Instalação Samba

Utilizamos, naturalmente, senhas encriptadas.

Diálogo de Instalação Samba

Aqui escolhemos "Não", mais tarde veremos como podemos configurar o servidor de DHCP.

Diálogo de Instalação Samba

O Samba, assim como a maior parte dos servidores, pode correr permanentemente como um "daemon" ou então ser invocado cada vez que é necessário através do xinetd. Deveremos optar por uma modalidade ou outra conforme o serviço Samba seja de utilização intensiva ou apenas esporádica. A opção recomendada (e que normalmente se utiliza nos servidores) é que o serviço corra permanentemente como um daemon. Vamos utilizar esta opção neste documento porque queremos de facto ter um servidor permantente e porque se utilizarmos o Internet Daemon seriamos obrigados a configurar mais um serviço.

Diálogo de Instalação Samba

Criaremos mais tarde a base de dados das senhas.

Se estivermos a utilizar o SuSE ou o Kubuntu o processo de instalação é igualmente fácil. Basta utilizarmos as respectivas ferramentas de gestão de pacotes e instalarmos os pacotes do Samba.

Notar que o SuSE tem um módulo do Yast que permite configurar o Samba facilmente. No entanto, como vamos ver a seguir, a configuração do Samba é muito simples e uma vez que tenhamos um modelo de ficheiro de configuração construído torna-se muito mais rápido configurar editar o ficheiro do que andar a brincar com uma GUI.

Naturalmente que no caso do SuSE não aparecem estas telas de configuração iniciais. Isso, pelas razões já referidas, não é grave.

<<< Anterior

>>> Seguinte

08.03.2007 | Ler mais | Comentários | Tags ,

Voltar à Página principal | Made with PyBlosxom